quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Dicas de estudo

   Pois é. As férias acabaram! Agora é se dedicar aos estudos e ter a meta de tirar só nota 10!
   Bom, eu sempre fui a nerd da sala! Aquela que sempre tirava nota boa, que sempre era elogiada pelos professores e que todo mundo queria no grupo dos trabalhos. Mas, claro, eu tinha meus segredos haha ;)
   E é isso que eu compartilharei com vocês nesse post: algumas dicas de estudo que me ajudam e que podem ajudar vocês também!

1º dica:
   Não deixe acumular dever de casa. 
  A pior coisa que acontece é quando você tem preguiça de fazer e dever e promete que vai fazer no outro dia. Nesse outro dia, os professores passam mais uma dúzia de deveres e, além de ter que fazer esses, você terá que fazer os do dia anterior também. Ou seja, é um saco! Então, faça todos os deveres no dia em que foram passados. Além de revisar a matéria dada no dia, você não corre o perigo de esquecer um dever e levar anotação.


2º dica:
   Revisar matéria todo dia
   Pior do que acumular dever, é deixar para estudar a matéria somente no dia anterior da prova. Sério, não façam isso. Além de te deixar super cansado de ter passado o dia inteiro estudando, te deixa super nervoso na hora do teste. E, claro, quando se fica nervoso, corre o risco de esquecer a matéria inteira!
   Então, todos os dias, dá uma revisada no que o professor passou. Nem que seja por meia hora!


3º dica:
   Anote palavras-chaves na hora em que o professor está explicando
   Quando o professor está explicando, é um momento sagrado. Tudo o que ele fala cai na prova, sem brincadeira. Todos os professores são assim! Então, preste muita atenção nesse momento e deixa para conversar com seus amigos na hora do intervalo. Esteja sempre anotando algo que você ache importante! 


4º dica:
   Tire suas dúvidas com o professor
   Eu sempre fui muito tímida e isso me custava caro, principalmente quando eu não tinha entendido a matéria. Já me dei mal por isso. Enquanto você estuda, anote em um post it ou no canto da folha, uma dúvida da matéria. Ou mesmo quando o professor explicar algo e você não entender. Parece clichê, mas não leve dúvida para a casa!


5º dica:
   Fazer resumos
   Pode até ser chato, mas ajuda bastante! Pode ser resumo em tópicos, em parágrafos, com desenhos, em fichas, em slide...


6º dica:
   Desligue qualquer coisa que te atrapalhe
   A hora de estudar exige bastante concentração. Por isso, o melhor e tirar tudo de perto de você (celular, computador, video game...) e estudar em um lugar que não te dê sono, é o que acontece com quem estuda na cama. Na hora de estudar, também, leve tudo o que você vai precisar para evitar ficar levantando e se distraindo com algo.


7º dica:
   Dê intervalos de tempo entre uma matéria ou outra
   Jamais você deve estudar muitas horas seguidas! Depois de um tempo você vai começar a falar que a velocidade média de Pedro Álvares Cabral é a globalização! Vá lanchar, olhar o Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp, beber água... 


8º dica:
   Foque nas matérias com mais dificuldade
   Mas, claro, não deixe de estudar as outras!

9º dica:
   Estudar para si mesmo ou com seus amigos
   Melhor jeito de estudar EVER! Sempre que pode, chame seus amigos na sua casa para estudarem ou simplesmente explique a matéria para um ursinho de pelúcia!


10º dica:
   Use bastante cor!!!!!!
   Os marca-textos e as canetas coloridas vão ser os seus melhores amigos! Faça um carnaval no seu caderno e deixe tudo muito colorido! Marque, também, aquilo que é importante no livro!


   E, aí? Gostaram das dicas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário